domingo, 22 de janeiro de 2012

PROFETA MIQUÉIAS


 Por Flávio Melo

  Miquéias nasceu em morasti, uma vila no interior de Judá. Sua origem camponesa se manifesta na linguagem concreta e franca, nas comparações breves e nos jogos de palavras. Ele exerceu sua atividade em fins do século VIII a.c., quando sua região estava sendo devastada pelos assírios. Ele foi contemporâneo do Profeta Isaías, profetizou a ruína da Samaria, sobrevinda em 722 a.c., e anunciou ao reino de Judá um castigo semelhante. Miquéias Profetizou contra Acab, rei de Israel, que devido ele ter deixado fugir Adad, rei da Síria, sem o matar, que seria a vontade de Deus;  Deus permitiria que Acab fosse vencido por esse rei e morto no campo de batalha, como castigo. Profecia que se cumpriu ( 1Rs 22, 34-38 ). Ele também exerceu sua atividade no reinados de Joatão, Acaz e ezequias, reis de Judá.
           Miquéias denuncia uma sintuação mais perversa do que a própria guerra em andamento: a cobiça ea injustiça social, onde ele vê a causa principal da ira de Deus ( 2,8 ). Vindo da roça, Miquéias denuncia os ricos, os dirigentes políticos eos religiosos de robarem casas e campos para se tornarem latifundiários ( 2,1-2 ). Condena-os por mandarem matar até mulheres e crianças para se apoderarem das terras. Com o poder nas mãos, eles dançam ao rítmo do dinheiro, falseando o peso das mercadorias ( 6,10-12 ). O profeta mostra que a riqueza deles está na miséria de muitos e tem como base o sangue do povo ( 7,1-4 ). Eles, porém, com as escrituras sagradas nas mãos, insistem em provar que são justos e que Deus está com eles ( 2,6-7;3,11 ). Eles conbinam religião com opressão aos fracos. Miquéias denuncia essa perversão como atitude idolátrica (1,5 ). Eles com a luxuosa capital eo templo serão destruídos ( 3,9-12 ).
              Sabe-se ainda, que por uma passagem de Jeremias ( Jr 26,18-18 ) sua pregação causou profunda impressão em Jerusalém. É possível que os oráculos dos capítulos 4 e 5 contenham um quadro de restauração messiânica, relacionado-se com a época da reforma religiosa do rei Ezequias. Entre elas se destaca o anúncio do nascimento do messias na pequena cidade de Belém ( 5,1-3 ). O Novo Testamento retomará esse oráculo e o atribuirá a Jesus Cristo ( Mt 2,6 ).


Fonte:  Bíblia Sagrada edições pastoral e ave Maria. E mini dicionário compacto bíblico de Fr. Francisco de Jesus Maria Sarmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário